Resolução SE 19, de 13-3-2009 - Institui o Programa Cultura é Currículo
Institui o Programa Cultura é Currículo
Clipping Educacional - Da EducaçãoA Secretária de Estado da Educação considerando: a importância da criação de um programa que propõe uma nova relação do currículo escolar com diferentes manifestações culturais no Estado de São Paulo; a importância da utilização de equipamentos e bens culturais, públicos e/ou privados existentes no Estado, como ferramenta para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares,Resolve:Art. 1º - Fica instituído o Programa Cultura é Currículo para alunos e professores da rede pública estadual de ensino a ser desenvolvido por meio de três projetos (“Lugares de Aprender: a escola sai da escola”, “O cinema vai à escola – o uso da linguagem cinematográfica na educação” e “Escola em Cena”) de que tratam os itens A, B e C do Anexo I, que integra a presente resolução:Parágrafo único - São objetivos do Programa Cultura é Currículo:1. Democratizar o acesso de professores e alunos da rede pública estadual a equipamentos, bens e produções culturais que constituem patrimônio cultural da sociedade, tendo em vista uma formação plural e inserção social;2. Fortalecer o ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com produções socioculturais e fenômenos naturais, diversificando-se as situações de aprendizagens;3. Estimular e desenvolver a aprendizagem por intermédio de interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular.Art. 2º - A participação da unidade escolar no Projeto“Lugares de Aprender: a escola sai da escola” se fará por Termo de Adesão e Compromisso da Escola e da Diretoria de Ensino, por suas Oficinas Pedagógicas, conforme Anexo II desta resolução.Parágrafo único: As escolas que assinarem o Termo de que trata o caput deste artigo, comprometem-se a realizarem as visitas às instituições culturais e a utilizarem o material pedagógico desenvolvido para o projeto, tornando parte do conteúdo curricular, o conhecimento apreendido nas visitas.LEIA NA INTEGRAFonte: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/
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Clipping Educacional - Da EducaçãoA Secretária de Estado da Educação considerando: a importância da criação de um programa que propõe uma nova relação do currículo escolar com diferentes manifestações culturais no Estado de São Paulo; a importância da utilização de equipamentos e bens culturais, públicos e/ou privados existentes no Estado, como ferramenta para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares,Resolve:Art. 1º - Fica instituído o Programa Cultura é Currículo para alunos e professores da rede pública estadual de ensino a ser desenvolvido por meio de três projetos (“Lugares de Aprender: a escola sai da escola”, “O cinema vai à escola – o uso da linguagem cinematográfica na educação” e “Escola em Cena”) de que tratam os itens A, B e C do Anexo I, que integra a presente resolução:Parágrafo único - São objetivos do Programa Cultura é Currículo:1. Democratizar o acesso de professores e alunos da rede pública estadual a equipamentos, bens e produções culturais que constituem patrimônio cultural da sociedade, tendo em vista uma formação plural e inserção social;2. Fortalecer o ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com produções socioculturais e fenômenos naturais, diversificando-se as situações de aprendizagens;3. Estimular e desenvolver a aprendizagem por intermédio de interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular.Art. 2º - A participação da unidade escolar no Projeto“Lugares de Aprender: a escola sai da escola” se fará por Termo de Adesão e Compromisso da Escola e da Diretoria de Ensino, por suas Oficinas Pedagógicas, conforme Anexo II desta resolução.Parágrafo único: As escolas que assinarem o Termo de que trata o caput deste artigo, comprometem-se a realizarem as visitas às instituições culturais e a utilizarem o material pedagógico desenvolvido para o projeto, tornando parte do conteúdo curricular, o conhecimento apreendido nas visitas.LEIA NA INTEGRAFonte: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/
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