quarta-feira, 4 de março de 2009

Secretaria capacita 600 diretores sobre programa Acessa Escola

Secretaria capacita 600 diretores sobre programa Acessa Escola
Iniciativa transforma salas de informática de escolas estaduais em espécies de “lan houses”
A Secretaria de Estado da Educação, por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, realiza até esta sexta-feira, 6 de março, treinamento com 600 diretores de escolas estaduais da capital. O objetivo é atualiza-los sobre o Acesso Escola, projeto que transforma salas de informática em espécies de “lan houses”, abertas durante todo o horário letivo para uso de estudantes.
O diretor de escola é considerado um dos protagonistas do Acessa Escola, pois deve indicar o melhor espaço para estruturação da sala de internet, autorizar e fiscalizar a execução das obras e a instalação do mobiliário e equipamentos e atribuir vagas e apontar a presença dos estagiários. É também o diretor quem promove a integração do Acessa Escola com a rotina escolar.
O Acessa Escola transforma as salas de informáticas das escolas estaduais que têm Ensino Médio. Entram computadores de última geração (18 unidades, em média), nova impressora e internet banda larga. A sala passa a ficar aberta nos três períodos letivos: manhã, tarde e noite, sempre monitorada por estudantes daquela mesma unidade. Nas escolas que abrem aos finais de semana (Escola da Família), a sala fica disponível para uso dos moradores do bairro. Mesas e cadeiras são re-adequadas.
“O Acessa Escola é um programa para toda a comunidade escolar. O diretor precisa ser o comandando do projeto em sua escola. Nosso objetivo é otimizar o uso em todos os períodos. Para isso temos a internet banda larga, temos equipamentos de última geração e móveis adequados e resistentes”, afirma Maria Amélia Kuhlmann, coordenadora do projeto.
Iniciado em agosto de 2008, o Acessa Escola já proporcionou cerca de 500 mil atendimentos a alunos, que usam o computador para se comunicar, realizar pesquisas e aproveitar todas as oportunidades que a internet oferece. Na primeira fase de implantação o governo do Estado contratou e capacitou 2.177 estagiários de Ensino Médio, que estudam nas próprias escolas estaduais, e 140 estagiários universitários para apoio ao programa. Até 2010, 3.557 escolas da rede estadual que oferecem ensino médio terão o Acessa Escola.
Ao todo, até o fim do projeto (em 2010), a Secretaria selecionará 12.242 estagiários para as salas de informática. Cinco mil já foram escolhidos ­­- 2.100 começaram ano passado e o restante em 2009. A carga horária de trabalho é de 4 horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O contrato de estágio é de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O tempo mínimo de contrato é de seis meses. Todos os estagiários são supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino.

Um comentário:

  1. Todo dia eu me inscrevo com seguidora e não aparece.
    Acho que vc tem que olhar a configuração.
    Parabéns pelo blog
    Silvana

    ResponderExcluir