quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Quarta-feira, 02 de Setembro de 2009

Diário Oficial Poder Executivo – Seção I
Quarta-feira, 02 de Setembro de 2009
Notícias

Educação abre matrículas para o ensino fundamental
A Secretaria de Estado da Educação iniciou desde ontem o período de matrículas antecipadas para estudantes de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental, que estão fora da escola ou desejam ingressar na rede estadual de ensino. Até o dia 30 de setembro, todas as escolas públicas do Estado serão postos de cadastramento. Para efetuar a inscrição, pais ou responsáveis devem procurar qualquer unidade estadual ou municipal, levando certidão de nascimento ou cédula de identidade (RG) de seu filho, além de comprovante de residência.
A matrícula antecipada é válida para crianças a partir de 6 anos completos ou a completar até o início do ano letivo de 2010. O período também é válido para adolescentes a partir dos 16 anos interessados em ingressar no ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aqueles que já estudam em escolas estaduais serão rematriculados automaticamente.
Entre outubro e novembro, os dados colhidos durante o período de cadastramento serão organizados e as matrículas, efetivadas. Os alunos que já estudam na rede pública receberão a informação sobre a escola de destino na própria unidade que frequentam. Para os demais estudantes, a pasta da Educação enviará correspondência informando a escola de matrícula.
Realizada em parceria com os 645 municípios do Estado, a matrícula antecipada é importante ferramenta de planejamento da Secretaria da Educação. Por meio do sistema, Estado e municípios organizam o atendimento dos alunos ingressantes, garantindo que o estudante seja encaminhado à escola mais próxima de sua casa, evitando filas nas portas das escolas no início do ano letivo.
Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa da SE

Portal do Governo permite interação com usuários
O Portal do Governo do Est. de S.Paulo criou mais uma ferramenta para ampliar a interatividade com o usuário. Os internautas podem fazer comentários nas reportagens veiculadas pelo site www.saopaulo. sp.gov.br.
Para dar sua opinião sobre os textos ou o conteúdo das matérias, basta fazer um cadastro no próprio portal e deixar mensagens.
Ao final de todos os textos, há um menu com as seguintes opções: Comente, Faça seu cadastro e Atualize seus dados.
Para começar a comentar, deve clicar na segunda e preencher ficha cadastral com informações pessoais – nome, endereço, telef. e cidade onde mora. É necessária tbém a escolha de uma senha de acesso.
Feito isso, basta navegar pelo portal e emitir opiniões sobre o conteúdo. Para deixar o recado, deve escolher-se a opção Comente, localizada à esquerda do menu.
Nesse passo, o sistema vai solicitar o login que nada mais é que o e-mail cadastrado e a senha. Mensagens com palavras de baixo calão serão excluídas do sistema. Caso o usuário queira atualizar seus dados, basta selecionar a terceira alternativa do menu, Atualize seus dados. Nessa etapa, deve mencionar apenas o e-mail. É importante manter as informações em dia para continuar recebendo os informativos do governo paulista.
No celular – Desde o final de julho, uma versão exclusiva do Portal do Governo pode ser acessada também pelo celular. Para navegar, basta o interessado ter um apar. móvel com acesso à internet. É possível ler notícias sobre saúde, educação, segurança, infraestrutura, saneamento básico, além de informações de todas as secretarias e órgãos estaduais. O sistema foi elaborado para funcionar nos equipamentos de telefonia móvel e de comunicação mais comuns do mercado, entre os quais pagers, netbooks, smartphones (como o iPhone) e PDAs (Assist. Digitais Pessoais).
Para acessar o site do governo de São Paulo pelo celular, digite no browser (navegador) m.saopaulo.sp.gov.br. O sistema entra diretamente na página eletrônica, na qual o internauta visualiza todas as matérias
com fotos, além de uma lista de “mais notícias” com as principais informações do portal.
Na tela do celular, o usuário tem acesso ainda às redes sociais nas quais o governo de São Paulo possui perfis: Twitter, Orkut,Facebook, Flickr e Orkut.
Da Agência Imprensa Ofic. e do Portal do Gov.do Est. de S.Paulo Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário