Oriundos das cidades de Campinas, Piracicaba e Limeira,
175 estudantes terão oportunidade de contato
com a vida acadêmica, participando de pesquisas
orientadas por professores da Unicamp
Um total de 175 alunos da rede estadual em Campinas, Piracicaba e Limeira foram selecionados para o Projeto de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os estudantes terão a oportunidade de vivenciar o ambiente acadêmico, participando de pesquisas orientadas por professores da instituição de ensino. O objetivo é despertar jovens talentos provenientes de escolas públicas para as áreas de pesquisa científica, envolvendo o aluno com os desafios atuais da ciência e com a metodologia do trabalho científico.
Nesta segunda-feira (17/05), às 9h, no Auditório I do Centro de Convenções da Unicamp (rua Elis Regina, 131, Unicamp/ Campinas), será realizada a solenidade de abertura do PIC Jr 2010, com apresentação dos orientadores aos alunos participantes. Eles foram selecionados dentre 555 estudantes do Ensino Médio, de 82 escolas inscritas, localizadas nos três municípios. A seleção levou em consideração o histórico escolar e uma redação escrita pelo aluno, sobre o tema: “Os impactos da Ciência e da Tecnologia na sociedade contemporânea".
No total, são 84 projetos de pesquisa, nas áreas de Biomédicas (Medicina e Biologia), Exatas (Física e Química), Humanas (Artes, Filosofia, Ciências Sociais, História, Economia, Lingüística, Literatura e Educação) e Tecnologia (Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Arquitetura). Cada projeto terá a participação de um a três alunos.
O programa tem duração de 12 meses, com possibilidade de renovação. Durante o desenvolvimento do projeto, o estudante deverá comprovar mensalmente a frequência e rendimento escolar satisfatórios. Os alunos também receberão bolsa no valor de R$ 100,00 mensais, conforme quota prevista no Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de alguns benefícios concedidos pela Unicamp, como refeição, ônibus fretado, atendimento médico e odontológico e seguro de acidentes pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário