sexta-feira, 1 de abril de 2011

Curso de Libras

Secretaria promove curso de atualização em Libras
Mais de mil professores devem participar de curso de qualificação em Língua Brasileira de Sinais, destinado aos alunos surdos e com deficiência auditiva. Regiões com maior demanda terão prioridade
A Secretaria de Estado da Educação promove a partir do próximo dia 31 o curso de atualização em Libras (Língua Brasileira de Sinais) – Ensino à Distância para professores da rede. O objetivo é colaborar com a renovação constante dos conhecimentos dos docentes e permitir, dessa forma, maior participação, interação e aprendizado de crianças e jovens surdos ou com deficiência auditiva. Pioneira desde 2008 na oferta de cursos à distância na modalidade, por meio do CAPE - Centro de Apoio Pedagógico Especializado, e em parceria com a Rede do Saber, a SEE investe na qualificação dos professores visando o uso e domínio da linguagem em Libras como ferramenta para garantir uma comunicação mais dinâmica e efetiva.

O ensino de Libras foi instituído na rede pública por decreto em dezembro de 2002 (Decreto Nº 5.626, de 22/12/2005, regulamentado pela Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e pelo artigo 18 da Lei nº 10.098, de 19/12/2000). Os desafios de oferecer aos alunos com surdez um ensino de qualidade e o acesso à comunicação, informação, cultura, arte, e ciência são grandes. Trabalhar pela formação e assegurar em médio e longo prazo o acesso também ao mercado de trabalho, dentro de uma perspectiva de educação inclusiva, é necessário e depende da capacitação adequada dos professores para este fim.

Por tudo isso, a proposta da Secretaria é a ampliar a oferta de formação continuada aos docentes. O curso, 100% online, vai atender prioritariamente às Diretorias de Ensino com maior demanda e será gradativamente distribuída pelo Estado. Inicialmente está prevista a participação de 32 DEs na capital, grande São Paulo e interior, contemplando mais de 1.100 professores em exercício. O curso será ministrado fora do horário de trabalho, nos pólos da Rede do Saber correspondentes a cada região, e terá carga horária de 120 horas.

Os professores Daniel Choi e Ricardo Nakasato, ambos docentes da PUC/São Paulo, serão os responsáveis pelas aulas. Os docentes que vão participar do curso foram indicados pelas diretorias das escolas, após convocação das Diretorias de Ensino de acordo com a demanda de cada região.
http://www.educacao.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário