quarta-feira, 8 de junho de 2011

PROFESSORES E DIRETORES DA REDE ESTADUAL PODEM PARTICIPAR DE CURSOS DA PLATAFORMA FREIRE

PROFESSORES E DIRETORES DA REDE ESTADUAL PODEM PARTICIPAR DE CURSOS DA PLATAFORMA FREIRE
São mais de 87 mil vagas em diversos cursos de extensão, aperfeiçoamento e de especialização para todo o País;
18 mil educadores paulistas já estão concorrendo às vagas
 
A Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) acaba de aderir ao Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), na modalidade formação continuada. O programa do Ministério da Educação (MEC) pretende contribuir para a melhoria da formação profissional dos educadores de todo o Brasil.
Com a adesão, a Secretaria passa a oferecer cursos de aperfeiçoamento, extensão e especialização para os professores e diretores em exercício das escolas públicas estaduais, disponíveis na Plataforma Freire.
Os cursos abrangem diversas áreas, e as aulas estão previstas para começar no segundo semestre deste ano. São 87.043 vagas oferecidas em todo o País, sendo que 8.310 são destinadas para professores do Estado de São Paulo.
Aproximadamente 18 mil educadores paulistas já estão concorrendo às vagas. Os demais interessados devem realizar sua pré-inscrição até o próximo dia 10, na internet (http://freire.mec.gov.br/). Em caso de dúvidas, os professores podem ligar, gratuitamente, para a Central de Atendimento do Ministério da Educação, no número 0800 616161.
Segundo a coordenadora da Escola de Formação de Professores, Vera Cabral, a Plataforma Freire é uma excelente forma de melhorar a qualidade no ensino público: “Os professores têm acesso a uma ampla gama de cursos de formação, ministrados em instituições renomadas, e voltados às necessidades de sala de aula”.
 
Sobre o Parfor e a Plataforma Freire
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é resultado de um conjunto de ações do MEC, em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, para ministrar cursos superiores gratuitos a professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Criada pelo MEC, a Plataforma Freire coloca em prática o Parfor. Nela os educadores escolhem os cursos de interesse, fazem inscrições, cadastram e atualizam seus currículos. Construída para ser uma ferramenta de fácil acesso do professor, a Plataforma também é informativa. Nelas, os docentes encontram uma série de dados, entre eles, as tabelas com a previsão de oferta de cursos, as instituições, as modalidades de formação.
 
 
São Paulo, 07 de junho de 2011
 
Secretaria de Estado da Educação

Um comentário:

  1. Venho através deste, para elogiar e declarar-lhes quão bom tem sido este novo diretor para a escola Honorato Faustino, o Senhor João Marcos.
    Estou acompanhando está escola a mais de dez anos, por meus filhos que lá já estudaram, e pelo que ainda estuda.
    Sei o quanto nos custou em e-mails enviados aos superiores para a cobertura da quadra, pois era somente o que faltava, para que esta instituição de ensino realmente viesse a ser a melhor desta cidade, vi que me enganei com a chegada do senhor João Marcos.
    Já temos neste tão competente corpo de funcionários pessoas como a tia Lurdes que ao meu ver é a alma de mãe da escola sempre selando pelos nossos filhos com imenso carinho, professoras excelentes todas, mas Renata Dominguez, Marisete Aparecida Juvenal , são de extrema competência e doçura.
    Realmente eu não esperava que vossas senhorias pudessem ainda melhorar o que já estava muito bom, mas conseguiram .
    Por tão somente isto tudo quero parabenizar a todos, pois conseguiram tornar a escola Honorato Faustino, uma segunda casa para minha filha Anna Luiza, que sofre por deixá-la neste ano.
    Creio que agora com estes servidores esta escola é a mais preparada para ensinar, educar e ajudar a nós pais a preparar nossos filhos para o futuro.
    São pessoas dignas de honra, pois exercem um serviço, tão desvalorizados pelos representantes deste nosso Brasil.
    Então quero deixar aqui minha ínfima gratidão a todos eles, e pedir que Deus sempre os abençoe para que prossigam assim, competentes e zelosos.
    Sem mais, agradeço pela atenção.


    Simoni Silva Leite

    ResponderExcluir