quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Escolas da Rede Pública Estadual recebem matricula antecepada para 2012

MATRÍCULA ANTECIPADA PARA A REDE PÚBLICA TEM INÍCIO NESTA QUINTA NA GRANDE SÃO PAULO E NO INTERIOR
Entre 1º e 30 de setembro, as escolas estaduais e municipais receberão inscrições para vagas no Ensino Fundamental em 2012

O objetivo da chamada escolar é otimizar o processo e assegurar ao público um atendimento mais eficaz

A partir desta quinta-feira (01/09), as escolas da rede pública de ensino da Grande São Paulo e do interior recebem inscrições para matrícula antecipada no Ensino Fundamental em 2012. O procedimento é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação e as secretarias municipais de todo o Estado. O objetivo da chamada escolar é antecipar o cadastro para identificar a demanda escolar e planejar a oferta de vagas na rede pública de forma a assegurar o atendimento efetivo desse nível de ensino, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
No período de 1º a 30 de setembro, deverão se cadastrar todos aqueles a partir de 7 anos de idade, em qualquer ano/série do Ensino Fundamental, inclusive na EJA, que em 2011 não estão matriculados na rede pública. Nesse período, também serão cadastradas as crianças com idade mínima de seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2012 ingressantes no Ensino Fundamental que não frequentam a pré-escola pública ou conveniada atualmente. Esse prazo pode ser estendido aos candidatos que completarão seis anos até 30 de junho de 2012, conforme acordos firmados entre as secretarias municipais e as respectivas Diretorias Regionais de Ensino.
Para fazer a inscrição, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola estadual ou municipal e fornecer as informações necessárias (nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato). É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência. A programação conjunta da oferta de vagas será feita no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, respeitando os critérios definidos conjuntamente entre o Estado e os municípios.
No caso de estudantes que estão em pré-escola pública ou conveniada, o cadastramento será automático, mediante consulta aos responsáveis sobre o interesse em matricular a criança no 1º ano do Ensino Fundamental na rede pública, sendo necessária apenas a atualização do endereço residencial.
A chamada escolar é destinada somente aos estudantes que estão fora da rede pública, tanto os ingressantes no Ensino Fundamental como os que cursarão os demais anos/séries desse nível de ensino, inclusive a EJA. No caso de alunos que já estão matriculados em escolas estaduais ou municipais neste ano, não é preciso se cadastrar. Eles darão continuidade aos estudos na rede pública automaticamente.  
A divulgação das matrículas será feita no período de 16 a 30 de novembro. No caso dos alunos que cursam a pré-escola pública ou conveniada, o resultado será divulgado na escola de origem. Os ingressantes no Ensino Fundamental ou aqueles que cursarão os demais anos/séries que não frequentam a rede pública atualmente poderão verificar a matrícula na unidade em que o cadastramento foi efetuado e/ou também por meio de correspondência endereçada aos pais ou responsáveis, informando a unidade na qual o candidato teve a matrícula efetivada para o ano letivo de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário